Primeiro emprego: o que colocar como experiência no currículo

No entanto saber o que colocar como experiência no currículo para o seu primeiro emprego é complicado. Contudo a maior parte das pessoas não faz ideia do que fazer quando tem que lidar com esse tipo de situação, e talvez você faça parte desse time.

E se sim está tudo bem. Entender de cara o que falar para conquistar a sua primeira vaga de emprego é algo que poucos fazem. Falta informação e conhecimento sobre os processos de recrutamento, e não é necessariamente por falta de trabalho que vemos tantos desempregados por aí.

Às vezes é porque eles simplesmente não sabem se colocar dentro do mercado! Assim sendo, a seguir vamos te explicar o que é melhor expor no seu currículo para ter acesso ao primeiro emprego, tendo em vista que te falta mesmo experiência. Confira as nossas dicas, apontamentos e aprenda mais!

Saiba mais sobre o que elencar como experiência para chegar ao primeiro emprego

Essa é uma reclamação constante daqueles que estão buscando o primeiro emprego! “Só contratam com experiência, mas como vamos ter experiência se nunca trabalhamos?”. É um questionamento que tem razão de ser e que realmente se analisado de forma direta nos faz ter raiva das empresas.

Por exemplo a questão é que essa compreensão sobre o que seria experiência é bastante ampla em termos de mercado de trabalho. Existe sim a laboral, que é ganha quando você vai atuando em várias companhias diferentes.

Só que existem outras também, e você saber usar essas informações a seu favor é o que provavelmente vai te dar a chance de chegar ao seu primeiro emprego. Abaixo vamos elencar algumas dicas, então veja e aproveite:

É por isso, inclusive, que não dá para usar o mesmo currículo para todos os postos de trabalho do seu interesse.

É necessário adapta-lo para cada uma das possibilidades

  • Em outras palavras ponha os seus trabalhos como freelancer ou “bicos” – Trabalhou poucos meses em uma loja? Atuou no comércio do tio? Fez um “freela”? Maravilhoso, tudo isso (se tiver a ver com a vaga em questão) vai te aproximar da conquista desse novo posto, então não deixe de pôr/
  • Coloque intercâmbios, viagens e voluntariados também – Principalmente (e mais uma vez) se de alguma forma eles se relacionarem com o posto de trabalho que você está buscando, porque isso só vai colaborar para você ser um candidato mais cotado;

Compreenda que você está construindo

Há essa visão de que empresa alguma vai contratar você para o primeiro emprego se não tiver qualquer tipo de experiência, mas na prática isso não é verdade. Existem várias instituições que dão oportunidades para quem está entrando no mercado, porque entendem que isso é necessário.

Agora, se você não se perceber como alguém em construção, como um profissional em formação ninguém vai. Ver que experiência vai além da carteira de trabalho já ter sido assinada é primordial para os resultados que você pretende e quer ter, de verdade!

Não esqueça de modificar seu currículo de acordo com a empresa

Outro ponto importante que tem que ser elencado é que rola uma preguiça geral em modificar o currículo para cada vaga de interesse, mas isso é fundamental se você quer chegar ao primeiro emprego. Sem isso você estará no bolo de candidatos genéricos! Se mostre diferenciado e, portanto, especial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *