19 Dicas para as Inscrições de Concursos

As inscrições de concursos públicos são um tema muito falado hoje em dia, afinal, grande parte dos brasileiros deseja ser concursado e, consequentemente, ter uma estabilidade profissional.

No entanto, mesmo sendo um tema em alta, ainda existem muitas dúvidas a respeito de todo o processo. Do cadastro para realizar concursos até o dia da prova há muitas coisas que devemos saber.

Aqui você vai descobrir como fazer suas inscrições de concursos e quais são as dicas para que você realmente passe e garanta sua vaga como funcionário público.

 19 dicas para as inscrições de concursos

Inscrições de concursos: por que estão tão em alta?

Antes de darmos nossas dicas sobre as inscrições de concursos vamos falar o porquê de esses concursos estarem tão em alta no Brasil nos últimos tempos. O desemprego é o maior motivo.

O índice de desemprego no país está crescendo e muitas pessoas − grande parte delas qualificadas − estão desempregadas. O concurso público é uma maneira de arrumar um emprego por mérito, sendo muito atrativo.

Além disso, os salários são realmente interessantes e os servidores públicos possuem muitos benefícios (inclusive vantagens na aposentadoria, o que é muito importante).

A seguir você irá aprender o passo a passo básico para realizar suas inscrições de concursos e mais algumas dicas para você conseguir se destacar nos exames, confira!

19 dicas que você deve anotar

Agora vamos, finalmente, para as dicas de inscrições de concursos. Leia-as atentamente e busque segui-las ao decorrer dos seus estudos, com toda a certeza suas chances irão aumentar consideravelmente.

  1. Fique de olho na divulgação dos editais;
  2. Certifique-se do modo de inscrição: online ou presencial;
  3. Descubra quais são as formas de pagamento e não deixe passar o prazo;
  4. Verifique se a transação do pagamento foi feita;
  5. Cheque se há possibilidade de isenção de taxas;
  6. Anote o dia da prova em um lugar de destaque;
  7. Leve os comprovantes de inscrição por precaução no dia do exame;
  8. Não escolha o concurso por ser menos concorrido. Estude pensando em dar o máximo de si e vencer todos os outros candidatos;
  9. Avalie se está realmente apto ao cargo e se realmente gosta das funções que exercerá;
  10. Leia o edital com calma e faça marcações nas instruções importantes;
  11. Nunca − em hipótese alguma − deixe para estudar e cima da hora;
  12. Resolva provas anteriores para entender qual é a “pegada” do concurso;
  13. Comece a estudar as disciplinas básicas antes de o edital ser publicado, assim você ganha tempo;
  14. Não consulte fontes desconhecidas ou qualquer site da internet;
  15. Reserve tempo para estudo individual, apenas as horas de curso não são suficientes (por mais que você preste atenção nelas);
  16. Sempre anote as coisas importantes em um livro de resumos;
  17. Não veja a resposta dos exercícios no primeiro obstáculo, tente decifrá-lo;
  18. Treine os conceitos de lógica;
  19. Faça atividades físicas, principalmente atividades aeróbicas. Esses exercícios amenizam sintomas de estresse e ansiedade, deixando-o mais calmo para a prova;

Os cursos online funcionam?

Como os concursos vêm ganhando espaço e cada vez mais a concorrência se estreita, começaram a surgir cursos voltados para esse tipo de prova. Cursos de qualidade têm gerado resultados incríveis e a procura por eles cresceu.

Hoje em dia é possível adquirir cursos até mesmo pela internet. Você terá direito a todo o material de um curso presencial e normalmente há arquivos com videoaulas, aulas online, plantões de dúvidas e muito material de apoio.

Em resumo, antes de fazer as suas inscrições de concursos, levante todos os dados pertinentes sobre eles, faça a sua inscrição corretamente, cheque o edital e comece já a estudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *