Currículo: Envie o Seu e Garanta Sua Vaga – Confira Uma História Real!

Hoje você lerá a experiência de uma pessoa que se encontrava na mesma situação que você possa estar hoje, sem um bom currículo. Leia e mude sua história!

Vamos narrar a história do Cesar, um engenheiro recém-formado que veio da Argentina para o Brasil em busca de uma boa possibilidade de trabalho e está quase conseguindo! Ele topou falar conosco e partilhar as estratégias que usou para manter o seu foco nessa busca! Portanto, acompanhe sua história abaixo!

“Fiz diversos exercícios de autoconhecimento, treinei inglês e lógica, entendi minha história e treinei para os diferentes tipos de entrevistas. Creio portanto que muitos estão passando no mesmo processo e por isso acho importante compartilhar minha história.

A ausência de experiências profissional é um ponto de insegurança para vários candidatos e também foi para o situação do César. Porém, mesmo assim, ele optou abrir mão de experiências de estágio para focar na formação em menos tempo.

Estudei música por 3 anos e vi que seria difícil estruturar uma carreira nessa área. Sempre achei engenharia legal e comecei o curso. Porém, eu não desejava demorar muito para me formar. Portanto, optei por abrir mão do estágio e ao longo da faculdade me envolvi em algumas atividades acadêmicas.

Em determinado instante da faculdade, recebi uma proposta muito tentadora, mas teria que atrasar minha formação e, mais uma vez, mantive o foco e resolvi declinar a proposta”.
Mesmo com poucas experiências no currículo, você tem muitas probabilidades de apresentar o seu potencial! Portanto, não se desanime!

Não Tenho Experiência No Meu Currículo, e Agora?

currículo

Orientação: muitas pessoas creem que a variedade de experiências é sinônimo de capacitação, mas não é bem por aí, especialmente quando se fala em pessoas que ainda estão começando a carreira.

Logo que se formou, Cesar fez as malas e veio para o Brasil em busca de uma boa possibilidade de trabalho. Ele conta que a crise no Brasil é real, mas que mesmo assim as vagas ainda existem, diferente da Argentina.

Quando o recrutador bate o olho na idade do candidato, ele já consegue ter uma ideia se a pessoa tem ou não experiência. Porém, isso não é necessariamente um problema (não ter experiência). Afinal, todo mundo que sai da faculdade ainda não teve sua primeira experiência!

Portanto, é importante sempre destacar suas principais qualidades, como idiomas, trabalhos voluntários e todo tipo de experiência profissional fora do mercado de trabalho. Isso também conta muito em um currículo! Portanto, não se desanime caso você não tenha experiência de empregos.

Aliás, “bicos” também são válidos para preencher um currículo. Portanto, se você tiver algum no seu histórico, não se esqueça de colocar no currículo!  Outros itens como TCC ou mesmo projetos de Iniciação Científica também são válidos para você colocar no seu currículo!

Até mesmo uma faculdade não concluída. Portanto, se você começou alguma graduação e não terminou, coloque mesmo assim no currículo. Isso vai ajudar você a ganhar alguns pontos!

Conclusão

Assim como o Cesar não desistiu, você também não deve desistir. Portanto, tire um tempo e analise o seu próprio histórico de vida. Coloque no seu currículo todo tipo de experiência e habilidade que você julga ter. Isso pode fazer toda a diferença na hora de você ser contratado! Ter um currículo no LinkedIn atualizado também ajuda muito!

Entenda que em muitas empresas uma pessoa proativa, educada e que se relaciona bem com outras pessoas pode valer mais do que um diploma de faculdade!

O que você achou do artigo de hoje? Se você gostou, deixe o seu comentário abaixo! Não se esqueça também de compartilhar esse post em suas redes sociais e com os seus amigos que também estejam procurando um primeiro emprego!

Fique de olho nas novidades do nosso blog. Logo traremos mais dicas e novidades para conseguir um emprego e montar um bom currículo. Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *